Sábado,
14 de Janeiro de 2017, 21h30
1ª
Parte
Casta Diva (Norma) V. Bellini
Temerari – Come
Scoglio (Cosi Fan Tutte) W. A. Mozart
E pur cosi un giorno – Piangero
la sorte mia (Giulio Cesare in Egitto) G. F. Händel
Habanera (Carmen) G. Bizet
È strano… Sempre Libera (La
Taviata) G. Verdi
2ª Parte
Klänge der Heimat
(Die Fledermaus) J. Strauss
Un bel di vendremo
(Madamma Butterfly) G. Puccini
Petenera (La Marchenera) M. Torroba
Quando m'en vo (La Bohème) G. Puccini
Vissi d'arte
(Tosca) G.
Puccini
Glitter and be gay
(Candide) L. Bernstein
Alexandra Bernardo,
Soprano
Bernardo Marques, Piano
Alexandra Bernardo
Alexandra
Bernardo, soprano dramático-coloratura, iniciou os seus estudos com Carla
Baptista Alves, tendo mais tarde concluido o curso de canto na EMNSC com a
máxima classificação, sob orientação de Joana Levy. Em masterclasse trabalhou
com Jill Feldman, Nico Castel, João Lourenço, Pierre Mak e João Paulo Santos.
Tem-se
apresentado frequentemente em ópera, concerto e recital em Portugal e Europa.
Os seus papéis incluem Donna Anna (Don Giovanni, W. A. Mozart), Fiordiligi
(Così Fan Tutte, W. A. Mozart), Vitellia (La Clemenza di Tito, W. A. Mozart),
Dido e Second Woman (Dido & Aeneas, H. Cunegonde (Candide,
L. Bernstein), Maria e Anita (West Side Story, L. Bernstein) e Mamma Morton
(Chicago, Kander/Ebb/Fosse).
Conquistou
o 1º Prémio e o Prémio do Público no 8º Concurso de Canto Lírico da Fundação
Rotária Portuguesa e o 2º Prémio e Prémio do Público do 15º Concurso de
Interpretação do Estoril, entre outros. Foi finalista na primeira edição do
Concurso Internacional de Arte Vocal Georges Enescu em Paris (França) e no
Concurso Internacional de Canto Hariclea Darclée em Brăila (Roménia).
Actualmente, especializa-se em Ópera e Lied com Elena
Dumitrescu Nentwig, com quem prepara os papéis de Violetta (La Traviata, G.
Verdi) e Lucia (Lucia di Lammermoor, G. Donizetti). É membro fundador da
companhia Nova Ópera de Lisboa.
Bernardo Marques
Natural de Lisboa, Bernardo Marques realizou os seus
estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, tendo terminado o
Curso de Piano em 2009 com a máxima classificação, na classe da professora
Madalena Reis. Nesta escola, a sua formação passou ainda pelo canto, pela
ópera, música antiga (cravo e baixo-contínuo) e música contemporânea. Em 2012,
concluiu a licenciatura em Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, onde
trabalhou com Jorge Moyano. Actualmente,
prossegue os seus estudos de piano com Artur Pizarro e de música de câmara com
Olga Prats.
Conquistou o 1º Prémio do Nível
Superior de Piano no 14º Concurso Internacional Cidade do Fundão e o Prémio de
Melhor Pianista Acompanhador no 8º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária
Portuguesa, entre outros. Tem trabalhado frequentemente como pianista
acompanhador e correpetidor, destacando-se participações no Festival Vocalizze,
no Festival Coral de Verão, no Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro (Curso
de Ópera), bem como colaborações com a Fundação Gulbenkian (Coro, Orquestra,
Concertos Participativos e ENOA).
Paralelamente ao piano, estudou
direcção coral e orquestral com os maestros Paulo Lourenço e Henrique Piloto,
respectivamente. Tem trabalhado em masterclasse com diversos maestros, como Dr.
Eugene Rogers, Dr. Brett Scott, Jean-Sébastien Béreau e Ernst Schelle,
estudando actualmente com o maestro Jean-Marc Burfin. Em 2013, começou a
especializar-se em ópera com Elena Dumitrescu-Nentwig. Sob a sua orientação,
fundou a companhia Nova Ópera de Lisboa, juntamente com a soprano Alexandra
Bernardo.
Apresenta-se regularmente em
público a solo, em formações diversas ou como maestro.
Sem comentários:
Enviar um comentário