quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

23 Fev 18h Joana Resende; Ana Maria Pinto

 Joana Resende – piano                         Ana Maria Pinto – soprano (acordai)
    23 de Fevereiro 2013 pelas 18h.      
Poesia de Antero de Quental (alguma recitada, na 1a parte), ainda que enriquecida/intercalada por outros poetas do romantismo alemão.
ANTERIANAS  I
L. Freitas Branco - 3 Soneto de Antero de Quental
I. A Sulamita
II. Idílio
III. Sonho Oriental
F.Schubert – Suleika (Goethe) II
I. Pois que os deuses…*
F. Schubert – Frühlingsglaube (Uhland)
II. Pálido Cristo…*
F. Schubert – Nachtstück (Mayrhofer)
III. Força é pois ir buscar…*
F. Schubert – Ganymed (Goethe)
IV. Conquista pois sozinho…*
V. Mas a Ideia quem é?*
F. Schubert - An die Musik (Schober)
VI. Outra amante…*
F. Schubert - Der Musensohn (Goethe)
VII. Oh! o noivado…*
VIII. Lá!*
F. Schubert - An Schawger Kronos. (Goethe)
L. Freitas Branco - Hino à Razão (Antero de Quental)       * A Ideia, ciclo anteriano
Nascida no Porto, iniciou os seus estudos de piano na Escola de Música do Porto, prosseguindo-os no Curso de Música Silva Monteiro com Vitaly Dotsenko. Durante este período manteve contacto com a pianista Helena Sá e Costa, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e obteve diversos prémios.  Em 2004 concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto nas classes de Jaime Mota (Música de Câmara) e Constantin Sandu (piano). Em 2005 foi galardoada com o prémio Fundação Eng. António de Almeida. Nesse mesmo ano, estudou Korrepetition na Hochschule für Musik und Theater Félix Mendelssohn Bartoldy (Leipzig) com Karl-Peter Kammerlander (acompanhamento de Lied), Gerald Fauth (piano) e Gudrun Franke (música de câmara).   Frequentou masterclasses, entre outros, com Artur Pizarro, Sequeira Costa, Vladimir Viardo, Dmitri Bashkirov, Hartmut Höll, Dietrich Fischer Dieskau, Graham Johnson, Dalton Baldwin, Malcolm Martineau, Jeff Cohen, Robin Bowman e Pierre Mak.  Tem vindo a apresentar-se em Portugal, França, Alemanha, Inglaterra e República Checa em diversas formações, possuindo desde 2010 um duo com o pianista Fausto Neves. Gravou para a Antena2 trios de Max Bruch, Mozart e Gordon Jacob, com a violetista Gisela Soares e a clarinetista Iva Barbosa (Junho de 2001) e Lieder de Mozart e Schumann, com a soprano Catarina Sereno (Outubro de 2006). Realizou primeiras audições dos compositores Rui Soares da Costa, Sérgio Azevedo e Fernando Corrêa de Oliveira.  Tem integrado júris de diversos concursos e é professora de piano no Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004.  É mestre em Performance pela Universidade de Aveiro. Estudou com Fausto Neves (piano) e António Chagas Rosa (música de câmara) e, sob orientação de Evgueni Zoudilkine, defendeu a tese Chanson d´Orkenise – Aspectos de citação em Francis Poulenc. Concluiu em 2011, na mesma universidade, o Mestrado em Ensino de Música com o projecto: A Escola ‘Parnaso’. Contributos para uma reflexão.   Realizou comunicações em Portugal e Inglaterra e escreveu para a Opus (Goiânia - Brasil) e a Association des Amis de Francis Poulenc (Paris).
Ana Maria Pinto  - Soprano  Natural do Porto, iniciou os seus estudos de canto no Conservatório de Música da mesma cidade com Palmira Troufa. Em 2001 foi admitida na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), na classe de Rui Taveira, e em 2005 na Universität der Künste de Berlim, onde estudou com Robert Gambill e mais tarde com Dagmar Schellenberger, com quem trabalha atualmente. Do seu repertório destacam-se os papéis de Susanna (As bodas de Fígaro), Elle (La voix humaine), Blanche de La Force (Dialogues des Carmélites), Musetta (La bohème), Micaela (Carmen), Kumudha (A Flowering Tree, de John Adams, na Fundação Gulbenkian), além da Missa de Nelson de J. Haydn, Um Requiem Alemão de Brahms, Lobgesang de Mendelssohn, Requiem de Dvorák, Shéhérazade de Ravel, 4ª Sinfonia de Mahler, O Abismo e o Silêncio e Shyir de João Pedro Oliveira. 
Colaborou com os maestros Marc Tardue, Cesário Costa, Ferreira Lobo, Pedro Neves, Fernando Eldoro, Errico Fresis, Lutz Köhler, Lawrence Foster, Joana Carneiro e Michel Corboz. Realizou diversos recitais líricos em Portugal, Espanha e Alemanha, com os pianistas Cristóvão Luiz, David Santos e Ángel Gonsález. Com Nuno Vieira de Almeida, gravou canções de Fernando Lopes-Graça e de Vianna da Motta. Foi bolseira da Fundação Walter-Kaminsky e da Fundação Calouste Gulbenkian. https://www.ua.pt/fjjm/PageText.aspx?id=8534 http://www.musica.gulbenkian.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_bios_pt&sn=musica&orn=1437    


Sem comentários:

Enviar um comentário