sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

9 FEVEREIRO - TRIO “FREITAS BRANCO”

Pedro Lopes, violino  ; Sofia Gomes, violoncelo; Daniela Ignazzitto, piano
PROGRAMA TRIO “FREITAS BRANCO”

L. van Beethoven Trio op. 1 nº 3 em Dó menor
- Allegro con brio; - Andante cantabile con variazioni; - Menuetto – quasi allegro; - Finale – Prestissimo
A. Piazzolla As Estaciones de Buenos Aires
- Primavera Porteña; - Verano Porteño ; - Otoño Porteño; - Invierno Porteño
Pedro Lopes, violino; Sofia Gomes, violoncelo ; Daniela Ignazzitto, piano
  Daniela Ignazzitto, pianista
   Nascida na cidade de Palermo, Itália, inicia os seus estudos musicais no Conservatório "V. Bellini" da sua cidade, onde se diploma em piano com classificação máxima cum laude e onde segue também o curso de composição. 
   Depois de ter concluído o curso de piano, inicia o seu aperfeiçoamento musical frequentando cursos anuais (1997/98 em Osimo, Ancona e 2001/02 em Roma) e master classes organizados pela Associação Musical A.GI.MUS. de Foligno e no Conservatório de Música “B. Marcello” de Veneza com a pianista Lya De Barberiis.
   Em Setembro de 1999 é convidada, como professora de piano e acompanhadora no Conservatório Regional de Ponta Delgada, Açores, onde lecciona durante dois anos.    Actualmente é professora de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Academia Amadores de Música de Lisboa.     Em Portugal continua o seu aperfeiçoamento musical frequentando o curso de licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, com o Professor Jorge Moyano em piano e com a Professora Olga Prats em música de câmara concluindo a sua licenciatura com 19 valores.    Seguidamente foi convidada para tocar a solo o 1º concerto de J. Brahms, com a Orquestra sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa sob a direcção do Maestro Vasco Azevedo, no Palácio Nacional da Ajuda e no Teatro Municipal São Luiz de Lisboa.     Ao longo do seu aperfeiçoamento tem frequentado variadas master classes orientadas por pianistas como Aldo Ciccolini, Sequeira Costa, Dimitri Baskirov, Avidis Kouyoumdjian.     A sua actividade artística inclui recitais a solo e de música de câmara, realizados para algumas importantes instituições musicais tais como Teatro Massimo e Amici della Musica de Palermo, Associazione Musicale Dino Ciani de Milão, Societá dei Concerti de Roma, Associazione Musicale Etnea de Catania, DRAC de São Miguel, Açores, Centro Cultural de Belem de Lisboa, Festival do Convento dos capuchos de Almada, Teatro de Vila Real, Raízes Ibéricas de Oeiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras entre outros. Dos instrumentistas com quem colaborou em Música de Câmara destacam-se músicos como Lya De Barberiis, Giovanni Sollima, Gabriela Canavilhas, Marcos Lázaro, Irene Lima, Viviana Caiolo, Nuno Silva, Catherine Strynckx, Luis Pacheco Cunha, João Paulo Santos.    Desde 2001 tem realizado vários concertos a solo e de música de camara em directo para a RTP (Radio Televisão Portuguesa).
Sofia Margarida Ermida Gomes 
Nasceu em Vila Nova de Famalicão a 13 de Maio de 1986. Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade no Centro de Cultura Musical na classe de Piano. Em 1998 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave- Artave, na classe de violoncelo do professor Jan Pipal e mais tarde com o professor António Ferreira.   Trabalhou na Orquestra Artave sob a direcção dos maestros Roberto Pérez, António Soares, Ernst Schelle, Cristophe Millet, António Saiote, Emílio de César, Ricardo Tacuchian e com os solistas Artur Pizarro, Gareguin Aroutiounian, Tomas Gaal, Karla Fucimanová, Luís Magalhães, Jed Barahal e Aníbal Lima.  Participou em dois estágios da Orquestra Aproarte onde teve a oportunidade de trabalhar com o maestro Ernst Schelle e os solistas Mischa Maisky e Boris Berezovsky.  Em 2005 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Paulo Gaio Lima onde teve oportunidade de trabalhar com a Orquestra Académica Metropolitana e Orquestra Metropolitana de Lisboa sob orientação dos maestros: Jean Marc Burfin, Michael Zilm, Joana Carneiro, Jean-Sébastien Bérau, Pablo Heras Casado entre outros.    Frequentou Master Classes com os professores Paulo Gaio Lima, Daniel Müller Schott, Lenian Benjamins, Jed Barahal, Clélia Vital, Wolfgang Boettcher, Eckart Schwarz- Schulz, Dmitri Ferschtman e Peter Wiespelwey.   Em música de câmara trabalhou com os professores Jan Pipal, António Ferreira, Paul Wakabayachi e Paulo Pacheco.   Desde 2004 tem vindo a colaborar com a Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Sintra, Orquestra Ginásio Ópera, Orquestra do Algarve.    Em 2008 é convidada a lecionar na classe de violoncelo Suzuki do Conservatório Metropolitano de Lisboa e no Conservatório de Música e Artes Dramáticas de Lisboa. Nesse mesmo ano conclui a licenciatura de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Paulo Gaio Lima.    Em 2011 inicia a sua actividade de docente na Escola de Música do Conservatório Nacional após provas para tal cargo. Nesse mesmo ano começa a fazer parte de uma lista de reforços regulares da Orquestra Sinfónica Portuguesa e participa em quarteto nos concertos didáticos no Cinema São Jorge com a colaboração da revista Pais & Filhos.    Professora da aluna Catarina Bairrão desde 2011 que obtém o primeiro prémio no concurso Jugend Musiziert na categoria de Duo: Violoncelo e Piano.  Atualmente encontra-se no segundo ano de mestrado em Pedagogia do Instrumento na Academia Nacional Superior de Orquestra.
Pedro Manuel Rodrigues Lopes
Natural de Braga (1988), ingressa na ARTAVE (Escola Profissional e Artística do Vale do Ave) em 2000 iniciando os seus estudos de violino, com 12 anos, na classe do professor José Camarinha. Em 2002 inicia, paralelamente, os estudos de cravo com a professora Mafalda Nejmmeddine tendo concluído em 2007 o 5º grau do mesmo. Recebe uma Menção Honrosa no concurso de cravo Carlos Seixas 2004. Concertino auxiliar da Orquestra Aproarte (2004) e 1º violino solista da
Orquestra Artave em 2006 (orquestra que integrou desde 2002). Foi considerado em 2003 o melhor aluno do Curso Básico Instrumentista de Cordas e em 2006 o melhor aluno do Curso Instrumentista de Cordas, o qual concluiu com a classificação máxima a violino. Apresentou-se a solo com a Orquestra Artave no concerto de abertura do ano 2006/2007.   Nesse mesmo ano é admitido na Academia Nacional Superior de Orquestra  (ANSO) na classe o professor Aníbal Lima. Colabora regularmente com as orquestras  OML (Orquestra Metropolitana de Lisboa), OCS (Orquestra de Câmara de Sintra),  OSP (Orquestra Sinfónica Portuguesa) e Orquestra Gulbenkian. Fez já digressões com  as orquestras aos Açores, Bruxelas, Londres (City of London Festival) e Barcelona. Em 2007 é laureado com o 2º prémio no nível médio do Prémio Jovens Músicos.   Atualmente é membro da OCP (Orquestra de Câmara Portuguesa), que integra desde 2009, com a qual já se apresentou a solo em diversas ocasiões.  Frequentou masterclasses com os professores Alexei Mijlin, Boris Kuniev,  Sergey Kravchenko, Gerardo Ribeiro, Aníbal Lima, Alberto Gaio Lima, Irina Tsetlin,  Alexandre da Costa e Masaoke Inoue.  Aguarda defesa da sua dissertação de Mestrado em Ensino da Música para
obtenção do grau de Mestre, que frequentou na ANSO, na classe de violino do mesmo  professor, onde é detentor da classificação de 19 valores na sua especialidade instrumental.  Orientou já masterclasses de violino. Foi docente no Ensino Integrado de  Música na Casa Pia de Lisboa (2009), exercendo docência na EMCN (Escola de  Música do Conservatório Nacional) desde 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário